O diário económico traz hoje uma noticia que comprova a verdadeira força da marca Benfica a nível mundial. Para atingir este patamar, foi necessário um enorme trabalho da estrutura do Benfica encabeçada pelo presidente Luis Filipe Vieira.
Um estudo da Brand Finance/On Strategy refere que o Benfica (21º) permanece como principal marca portuguesa entre as mais valiosas do futebol mundial, numa lista que é liderada pelo Manchester United, seguindo-se Bayern Munique e Real Madrid.
"Não obstante o 40º lugar em termos de valor financeiro no ranking das marcas mais valiosas do futebol mundial, o Benfica obtém um índice de força de marca e de reputação entre as 25 marcas mais fortes do mundo e considerado de excelência (acima dos 80 pontos)", refere Pedro Tavares, Partner e CEO da OnStrategy/Brand Finance Iberia.
Ainda em relação aos clubes portugueses, afirma João Baluarte, ‘partner' da On Strategy/Brand Finance em Portugal, que "são prejudicados pela pequena dimensão da nossa liga face a ligas como a inglesa, alemã ou espanhola; não obstante o Benfica estar entre as 25 marcas mais fortes da Europa, não consegue converter essa força em valor, nomeadamente no que diz respeito ao valor auferido pelos direitos televisivos".
Por outro lado, "o Benfica praticamente duplicou o seu volume de negócios em cinco anos, se retirarmos o valor proveniente da venda de jogadores, está entre os 20 com maior receita comercial e é uma das 25 marcas mais fortes; ainda assim, o seu volume de negócios é praticamente metade de, por exemplo, um clube como o Newcastle, que normalmente disputa a segunda metade da tabela classificativa inglesa".
Numa tabela dominada por clubes ingleses, alemães e espanhóis, que superam 75% do valor financeiro, a liderança do Manchester United é justificada através dos novos acordos televisivos que, nos próximos três anos, asseguram uma verba de 5,1 mil milhões de libras. O argumento é válido também para o facto de seis dos 10 primeiros pertencerem à Premier League.
O Bayern cresce 4% em relação ao ano passado, enquanto o Real Madrid assegura "o mais elevado volume de negócios da lista", mas é prejudicado por factores como "a instabilidade politica e económica de Espanha".
É isto que nos diferencia dos restantes clubes de Portugal!
Sem comentários:
Enviar um comentário