sábado, 27 de junho de 2015

O BENFICA E O ...NOVO BANCO

No verão passado, ouvimos insistentemente todos os comentadores de desporto e jornalistas em geral a dissertarem, como se fossem especialistas em finanças, que a falência do BES tramou o Benfica e que por isso teríamos que desmantelar o nosso plantel, porque o novo banco não nos iria emprestar nem mais um cêntimo.

Em agosto, Luis Filipe Vieira disse na entrevista que deu ao Hélder Conduto que o BES era um problema do pais e não do Benfica. Mas nem isso fez parar os comentadores que continuavam a falar do desespero financeiro em que o benfica se encontrava.

Pois bem, no relatório e contas do 3º trimestre desta época desportiva, podemos verificar que o Benfica tinha até Dezembro de 2014 que pagar um empréstimo obrigacionista de 85 milhões no total, tendo para isso contratado um financiamento de curto prazo de 62.5 milhões junto do....NOVO BANCO. Pois é, aquele banco que não nos emprestava nem mais um cêntimo, afinal considera que o Benfica é um clube credível, que honra sempre os seus compromissos e que não rasga contratos porque sim, tal como acontece num clube rival.

Neste momento, o benfica vai emitir um empréstimo obrigacionista que andará entre os 45 r os 55 milhões de euros. Este financiamento, servirá para amortizar o empréstimo de 62,5 milhões de eurps que o benfica pretende pagar ao Novo Banco, poupando imenso dinheiro no serviço da divida, ou seja nos juros. Atualmente as taxas do novo banco rondam os 6% e o benfica vai financiar-se a 4,75%, o que lhe permitirá poupar nos juros pagos pelos financiamentos.

Recorde-se que nos 9 primeiros meses deste ano o benfica reduziu em 40 milhões o seu passivo e que neste momento, é o clube com a melhor situação económica do pais. Isto causa inveja a muita gente e por isso os comentadores avençados aos interesses dos "outros" vêm para a televisão falar sobre o que não sabem, com o único intuito de dividir os benfiquistas e lançar a discórdia.

Mas com este presidente, essas estratégias não funcionam porque os benfiquistas sabem que podem confiar neste presidente.

Sem comentários:

Enviar um comentário